sexta-feira, 31 de agosto de 2012

As Crianças e o Chiclete

Mãe eu quero chiclete!

1) Engoli um chiclete, e agora?
É muito perigoso engolir chicletes, principalmente para as crianças, que podem ter um problema de prisão ou até mesmo um distúrbio respiratório. O chiclete, quando engolido, pode formar uma bola no intestino, principalmente no reto, e impedir a saída das fezes. Ele pode ainda se alojar no esôfago e, assim, prejudicar a respiração.  Mas isso pode ocorrer com mais frequencia com as crianças que se habituaram a engolir chicletes, não com as que o fazem ocasionalmente. Quando o gostinho doce do chiclete acabar, cuspa-o fora, ok?

2) Mascar chicletes ajudar a limpar os dentes?
É importante lembrar que mascar chicletes não limpa os dentes. Apenas uma boa escovação e o uso habitual de fio dental é que vão limpar os dentes. Mas alguns cientistas recomendam mascar chicletes sem açúcar após um lanche ou uma refeição, pois o chicletes estimula a produção de saliva, o que ajuda a lavar as partículas de alimentos dos dentes. Mas é só por isso.

Atualmente os chicletes são formulados normalmente com 4 substâncias principais: sendo elas aromatizantes, adoçantes, amaciantes e uma base de substâncias químicas sintéticas, o organismo humano pode absorver através das enzimas presentes no estômago três dessas substâncias(aromatizantes, adoçantes e os amaciantes), caso os chicletes sejam engolidos. Contudo, as substâncias químicas sintéticas não são absorvidas e são considerados corpos inúteis ao organismo e eliminadas junto ao bolo fecal.
Mesmo sabendo que o chicletes engolido acaba saindo mais cedo ou mais tarde nas fezes. Não é prudente engolir o chiclete, até porque existem vários relatos médicos em decorrência de chiclete engolido como por exemplo, uma criança de 04 anos que engolia de 5 a 7 chicletes por dia e precisou passar por uma intervenção cirúrgica para retirada da massa fecal pegajosa que se formou no intestino causando o entupimento.

Fonte: Aprende Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário